Pesquisar

FAÇA PARTE DA MINHA REDE

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Paisagismo Urbano


Paisagismo: Florestas verticais em plena cidade


crescimento das cidades e a sua conseqüência funesta na qualidade do ar e no bem estar da população vem preocupando a todos, em especial àqueles que se dedicam ao meio ambiente. Várias iniciativas vêm surgindo, como oProjeto Vênus, que já noticiamos aqui, o Agricultura urbana, um sonho possível. E o contraponto a essas vertentes tecnlógicas como Aprendendo com a natureza: Permacultura que remete a uma volta às origens. A imprensa vem noticiando nos últimos dias um projeto que está sendo executado na cidade de Milão, Itália, que é, no mínimo, bastante arrojado.
Visando o reflorestamento metropolitano, a cidade vai ganhar duas torres residenciais de 110 e 70 metros de altura, as quais abrigarão uma floresta vertical com 900 árvores, o equivalente a 10 mil m² de floresta em um terreno plano.

Também serão plantados diversos arbustos e plantas florais. , Serão uma "floresta no céu". Os 27 andares das torres contarão com uma floresta de um hectare.

O projeto já se encontra em fase de construção e é da autoria do arquiteto Stefano Boeri. As duas torres estão sendo erguidas no espaço que, até agora, era ocupado por cerca de 60 quintas abandonadas. O projeto intitulado Bosco Verticale tem por objetivo fazer frente ao crescimento urbano e à ausência da natureza na cidade.
"É um projeto de reflorestação metropolitana que contribui para a regeneração do ambiente e biodiversidade urbana sem a implicação de expandir a cidade sobre o território", explica o projetista no seu site.
Ao longo dos edifícios vão existir 900 árvores, juntamente com outros tipos de vegetação e plantas, que vão ajudar na criação de um microclima e a filtrar as partículas contaminadas do ar.
Painéis fofovoltaicos vão ainda estar espalhados pelas torres para aumentar o grau de autossuficiência energética. Cada apartamento vai ter uma varanda onde estão plantadas três árvores que, no Verão, vão dar sombra e filtrar a poluição da cidade e, no Inverno, como estarão despidas, vão ajudar a luz do sol a entrar nas casas. A irrigação será feita com as águas reaproveitadas dos prédios.
Qual a sua opinião sobre este projeto? Como os problemas ambientais das grandes cidades poderão ser resolvidos?

Fonte: www.pelanatureza.pt

Fonte das fotos
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/

Você pode se interessar também por:
Plantas nativas regeneram espaços contaminados em Portugal

Paisagismo urbano: Bem estar para o homem e o planeta

Projeto de Lei para Paisagismo Ecológico - Portugal

Pequenos espaços: grandes jardins

roberto Burle Marx - O paisagista a frente do seu tempo

sustentabilidade + paisagismo= um mundo melhor


Um comentário:

PLANTAS