Pesquisar

FAÇA PARTE DA MINHA REDE

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

TERAPIA FLORAL


O que é a terapia floral?
É um método simples e natural de cura, que atua sobre o estado emocional das pessoas e não sobre a doença física. Os florais harmonizam e equilibram a personalidade, reagindo contra o estado de ânimo negativo, como irritação, medo, ansiedade, depressão, sentimentos de culpa, raiva, preocupação, etc... que o Dr. Bach considerava serem a causa real das doenças e da infelicidade.
Como funciona?
Estes Florais de Bach, assim como outras formas de medicina natural, têm efeito através do indivíduo e não da doença ou dos sintomas da doença. Eles atuam especificamente na condição emocional da pessoa afetada. Deste modo, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo artrite, podem se beneficiar de Florais de Bach diferentes. Uma talvez esteja resignada a doença, enquanto talvez esteja impaciente com a enfermidade, portanto diferentes Florais de Bach serão apropriados para cada caso.
O efeito ao tomar-se Florais de Bach, não é de suprimir as atitudes negativas e sim de transformá-las em positivas, estimulando o próprio potencial de auto-cura da pessoa, liberando o sistema físico para empenhar-se completamente na luta contra a doença e o estresse.
A pessoa não necessita estar doente fisicamente para se beneficiar dos Florais de Bach. Muitos de nós passamos por períodos de dificuldades e fadiga, quando o negativismo pode se instalar. Neste momentos os florais são fudamentais, restaurando o equilíbrio antes que o sintomas físicos apareçam.
O que são os Florais de Bach?
Dr. Bach descobriu 38 (tinta e oito) Florais de Bach, cada um para um estado mental ou emocional específico e ainda combinação de 5 (cinco) Florais de Bach, designados para situações difíceis, que exigem de mais da pessoa, os quais ele chamou de Rescue.
37 (trinta e sete) dos 38 (trinta e oito) Florais de Bach são de flores de arbustos e árvores silvestres, com exceção de Rock Water que é feito com água natural pura, de fonte com propriedades curativas.
Como são preparados os Florais de Bach?
Antes de chegar às mãos dos pacientes em frascos de soluções - stock, os florais passam por um processo chamado " Preparo das tinturas - mãe ". Estas tinturas são preparadas pessoalmente à mão pelos curadores do Centro Bach, em Mount Vernon, ainda como Dr. Bach fazia até sua morte. Desde meados dos anos trinta o processo não mudou. Começa-se com a escolha da planta, especialmente porque há muitas plantas fáceis de serem confundidas. Outro fator essencial é a cuba de cristal utilizada na preparação pelo "Método do Sol". Algumas cubas ainda são as originais utilizadas pelo Dr. Bach. Quando a tintura-mãe está pronta, ela é diluída em igual quantidade de conhaque e armazenada. Subseqüentemente, algumas gotas da tintura-mãe são adicionadas a mais uma porção de conhaque e uma porção de água mineral, criando, assim, a solução-final, que já está pronta para o consumo.
A vida de Dr. Bach
Dr. Edward Bach (1886 - 1936) nascido em Moseley, nos arredores de Birmingham, de ascendência galesa, foi uma criança intuitiva, delicada e independente, com grande amor pela natureza. Terminou a escola aos 16 anos e passou 3 anos trabalhando na fábrica de fundição de latão de seu pai, em Birmingham, para poder pagar por seu próprio treinamento médico. A precoce carreira médica de Dr. Bach, foi ao mesmo tempo convencional e bem sucedida. Foi um médico de Harley Street, formado em 1912, dedicou sua vida à pesquisa de um sistema de cura que fosse seguro, isento de efeitos colaterais e simples de usar. Sua pesquisa levou-o à bacteriologia, imunologia e homeopatia. Porém, como ao longo de sua carreira fizera um meticuloso estudo sobre a natureza humana, cada vez mais se convencia de que um novo sistema de cura residia na natureza. Um sistema de cura que trouxesse um equilíbrio natural, que sanasse o conflito entre o corpo, a mente e o espírito, por ele considerado, como a verdadeira causa da desarmonia física e mental e, desse modo aliviasse o sofrimento por meio do tratamento da pessoa em vez da doença, e da causa em vez do efeito. Dr. Bach abandonou seu trabalho de médico em 1930, partindo para zona rural em busca de plantas medicinais. Descobriu 38 (trinta e oito) essências inócuas, cada uma preparada com uma planta diferente, com a exceção de uma que é preparada com água pura da fonte. Sua pesquisa levou 6 (seis) anos, durante os quais sofreu uma variedade de estados mentais e, às vezes, sintomas físicos que o ajudaram na sua compreensão frente as propriedades de cada planta. Uma árdua viagem por vezes, mas uma jornada que lhe deu o privilégio de capacitá-lo para dar a humanidade o que ele, veementemente, queria dar serenidade mental, felicidade e saúde. Cada essência floral é indicada para uma diferente emoção, humor ou personalidade. E, como as essências cobrem todos os estados de alma, sejam isolados ou em combinação elas compreendem um sistema efetivo que ajudará a todos, não importa onde vivam ou onde tenham nascido. A sociedade e o desenrolar da vida se transformam com o tempo, mas a natureza humana permanece a mesma, e é para isso - para a perspectiva emocional - que as essências florais são indicadas. Em 1934, Dr. Bach fixou seu lar na cidade de Oxfordshire de Sotwell, em um chalé chamado Mount Vernon, onde continuou seu trabalho até a morte. Dr. Bach pediu a seus amigos e colaboradores de confiança Nora Weeks e Victor Bullen que olhassem pelo seu trabalho garantindo que ele permanecesse inato, como um sistema de cura cuja aplicação seguisse sua forma correta. Desde então, seus desejos foram preservados pelo Dr. Bach Centre em Mount Vernon, assegurando que os Florais de Bach são preparados correta e cuidadosamente, e que o trabalho como um todo retém a sua alta qualidade de pureza e simplicidade.
Curiosidades: *** Florais, animais e plantas ***
Sabia que os florais de Bach podem ajudar muito seus animais de estimação e suas plantas?

A consulta para seu animal é feita da seguinte maneira: segundo as colocações do dono do animal, avaliam-se as suas caracterísicas, exatamente como é feito para uma pessoa. Assim, são passadas as essências adequadas.
As plantas podem beneficiar-se do Rescue Remedy, por exemplo, depois de um transplante. Daí em diante podemos trabalhar com combinações de essências para infestação de pragas, ou também quando a planta está murcha (existe uma essência para vigorá-las).

Se, por exemplo, seu cachorro é muito medroso, existe uma essência que vai trabalhar a coragem do animal. Se o seu gato é muito agressivo, podemos resgatar o amor nele.
Se seu animal vai passar por uma cirurgia, os florais podem ajudar no pré e pós operatório, entre outras coisas.


PERGUNTAS IMPORTANTES:

1 - Os florais têm efeitos placebos?
Muitas pessoas vêm se perguntando o motivo do sucesso dos florais, não acreditando que a cura possa estar numa fórmula tão simples, feita à base de flores do mato. Já se levantou a questão de os florais terem o efeito placebo, não significando absolutamente nada para o organismo, mas agindo no subconsciente do paciente que acredita tanto na cura que se acha curado. Essa teoria já foi jogada por terra. Além da impossibilidade matemática de centenas de pessoas serem "sugestionadas" a ficarem curadas por dia, sem que ninguém se desse conta disso, há ainda o fato dos florais serem utilizados com sucesso em animais, crianças pequenas, assim como na ajuda a pessoas céticas, que os experimentam como último recurso. As plantas também se beneficiam com os Florais de Bach; muitos jardineiros dizem que dando rescue para as mudas transplantadas, por exemplo, ajuda as plantas a florescerem em seguida.
   
2 - Os florais têm efeitos colaterais?
Os Florais de Bach não apresentam efeitos colaterais adversos. Entretanto assim como outras formas de medicina natural, eles podem permitir que sintomas contidos venham a superfície. Podemos incluir aqui reações tais como rachaduras na pele devido a limpeza de toxinas corporais, ou tomar consciência de emoções que tenham estado sendo negadas. Esta é uma parte importante do processo de cura e é apenas temporário.
    
3 - A partir de qual idade é recomendado o uso de florais?
Os Florais de Bach podem ser administrados por todas as idades, ou seja: desde bebês até pessoas idosas, não havendo restrição para nenhuma idade.
    
4 - Por quanto tempo se deve tomar os florais?
O tempo que se deve tomar florais para se ter um efeito perceptível, varia de acordo com cada indivíduo e com as circunstâncias. Em média um mês de uso já se observa mudanças no comportamento. Após aproximadamente 4 (quatro) meses se tem uma resposta significativa. Os Florais de Bach trabalham de forma suave e não dramática; as mudanças irão ocorrendo num ritmo natural, ao qual as pessoas vão ajustando-se facilmente.
    
5 - A bebida alcoólica atrapalha os benefícios dos Florais de Bach?
As pessoas podem administrar os Florais de Bach, sem precisar fazer qualquer restrição quanto ao uso de álcool.
    
6- Existe algum problema na administração dos florais com outros medicamentos?
Os Florais podem ser administrados juntamente com remédios homeopáticos ou alopáticos sem qualquer intervenção.
   


FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PLANTAS